top of page

SUSTENTABILIDADE & INOVAÇÃO

Economia | Respeito social | Ecologia

greenhouses.jpg

SUSTENTABILIDADE

O conceito de "sustentabilidade" é cada vez mais usado, porque são vários os estudos que demonstram que é urgente o cuidado a ter com o meio ambiente, sob pena de, nós próprios, podermos assistir a um colapso do nosso Planeta devido à excessiva produção de resíduos.

FOCO pretende aliar-se à equipa dos "preocupados ativos" (Green Building) que orientam os seus modelos de negócio com vista a minimizar a pegada ecológica do Homem na Terra.

Na prática, defendemos a conservação do património, a utilização de materiais de origem natural e o recurso a soluções de reduzido impacto ambiental.

Desta forma reduzimos:

- o desperdício

- a produção de CO2

- o consumo energético

- a produção de resíduos

2.jpg

NOVOS SISTEMAS

A evolução tecnológica e, ao mesmo tempo, a mudança do paradigma da construção tem levado as marcas a unir esforços com universidades e projetistas de modo a otimizarem soluções para antigos problemas e a encontrarem as soluções para os novos problemas.

A equipa FOCO tem acompanhado esta evolução, fundamental para reduzir custos em soluções "tradicionais" e dar resposta aos novos problemas impostos pela reabilitação.

São disso exemplos algumas técnicas de diagnóstico não destrutivo, a pré-fabricação e a obtenção e armazenamento de energia a partir de sistemas renováveis.

clt.jpg

NOVOS MATERIAIS

A crescente preocupação com a sustentabilidade tem forçado o aparecimento de novos materiais de características equivalentes aos tradicionais, mas com menor impacto ambiental.

São disso exemplo as tintas e esmaltes de base aquosa ou as argamassas e os isolamentos à base de produtos naturais como a cortiça ou a lã mineral.

O uso de estruturas de madeira de origem controlada tem também contribuído para uma redução na emissão de CO2, ao substituir a utilização de estruturas metálicas e ao reduzir a geração de resíduos de demolição.

A equipa FOCO tem acompanhado esta evolução, fundamental para reduzir a nossa pegada ecológica.

co2.webp

CO2

A FOCO tem como grande objetivo reduzir a pegada carbónica na sua atividade mas, acima de tudo, nos projetos que elabora.

Para isso tem desenvolvido em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto um trabalho de análise e medição do CO2 equivalente nas diversas soluções de projeto, de modo a apoiar a tomada de decisão.

Esta metodologia tem vindo a ser implementada gradualmente na gestão e coordenação dos projetos desenvolvidos, com vista à redução das emissões no setor da construção.

bottom of page