top of page
Buscar
  • Foto do escritorPedro Sarmento

Incentivos para a construção sustentável

A Comissão Europeia e o Governo Português vão, ainda que de forma um pouco tímida, lançando programas de financiamento para a construção e reabilitação sustentáveis. Esta tendência crescente, vai ao encontro das atuais necessidades de redução do desperdício, poupança energética e respeito pelo meio ambiente tão necessárias para travar o aquecimento global.


Foi aberta a 13 de julho uma call no âmbito do programa LIFE 2021-2027 relativa à economia circular e qualidade de vida, no valor total de 100 M€.


É uma oportunidade de apresentar projetos que contribuam, por exemplo, para a implementação do “Novo Bauhaus Europeu”, uma iniciativa que inspira na histórica escola para aproximar o Pacto Ecológico Europeu dos locais onde as pessoas vivem e procurar mobilizar um esforço coletivo para imaginar e construir um futuro sustentável e inclusivo. [1]



Os projetos a apresentar na área da construção devem, por isso, estar focados na redução do impacto ambiental de novos edifícios, contribuir para o restauro da biodiversidade, por exemplo através de práticas arquitetónicas inovadoras que levem à criação de edifícios que não interfiram com os ecossistemas, ou contribuir para a economia local através da produção local de energia e devem ser apresentados até ao dia 30/11/2021.


A FOCO está fortemente comprometida em tornar a construção e a reabilitação mais sustentáveis, através da execução de projetos que reduzam o desperdício e o uso de materiais com elevada pegada carbónica, da conceção de soluções que visem aumentar a eficiência energética e o respeito pelo meio onde se inserem e, naturalmente, que reduzam o custo para o promotor.



Para isto muito contribui a constante atualização das melhores práticas de construção sustentáveis e o recente reconhecimento do Green Building Certification Institute (GBCI) enquanto LEED Green Associate.



Fontes:

  1. Funding & tender opportunities, European Comission

  2. Site: https://europa.eu/new-european-bauhaus/index_en

  3. Construção Magazine

  4. Site: https://www.interregeurope.eu/design4innovation/news/news-article/10123/co-creating-new-european-bauhaus/

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page